701 - Preservαção do Meio Ambiente

701 - Preservαção do Meio Ambiente

Seja Bem Vindo

Seja Bem - Vindo ao Blogger da turma 701

7 de abril de 2010

Como surgiu a vida na Terra?


A vida veio do espaço?
"Embora a maioria dos pesquisadores acreditam que a vida da Terra tenha se originado aqui mesmo, em nosso planeta, também é possível pensar que ela tenha surgido em algum outro ponto do Universo e viajado até aqui.

A maior crítica que se faz a essa idéia é que ela não explica, de verdade, a origem da vida. Ao afirmar que a vida teria vindo do espaço, estaríamos apenas mudando o problema de lugar, ou seja, se a vida chegou à Terra já pronta, como, então, teria surgido em outro ponto do Universo?

Por outro lado, alguns cientistas acham que, ao procurar a origem da vida apenas em nosso planeta, estaríamos procurando no lugar errado, porque, na opinião deles, podem existir outros planetas onde a origem da vida seria um evento mais provável que a Terra.
Outros planetas poderiam, por exemplo, possuir emm seus ambientes substâncias sejam raras aqui, em nosso planeta, mas abundantes em outro.
A idéia de contribuição extrema para a origem da vida na Terra não é nova. Já no começo do século XIX, Svante Arrenius propôs a hipótese da penspermia. Ele imaginou que todo o universo estaria cheio de formas simples de vida. Elas estariam na forma de esporos, 'adormecidas'. Depois dele, outros cientistas formularam a idéia de que esses esporos poderiam ser carregados por meteoros e teriam chegado a Terra logo após a formação do planeta. Ao chegarem aqui, os esporos retornaram suas atividades vitais, reproduziram - se e colonizaram o planeta.
É difícil imaginar experimentos para testar essas idéias, mas existem alguns indícios de que a vida poderia, sim, ter vindo, do espaço. A analise de meteorosque chegam à Terra indicou que eles podem carregar uma grande variedade de proteínas, e também aminoácidos, em quantidades próximas às que Miller observou no "oceano" de seu experimento.
È possível, portanto, imaginar que pelo menos uma parte dos aminoácidos importantes para origem da vida na Terra pode ter sido trazida pelos meteoros que atingiram nosso planeta durante o "bombardeio" ocorrido entre 4 e 4,3 bilhões de anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-Vindo

Neste blog você encontra - rá as ultimas noticias do Dr Agostinho Monteiro...