701 - Preservαção do Meio Ambiente

701 - Preservαção do Meio Ambiente

Seja Bem Vindo

Seja Bem - Vindo ao Blogger da turma 701

8 de abril de 2010

Relações ecológicas 1

Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistemas encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Algumas dessas interações se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos, ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro. Essas relações são denominadas harmônicas ou positivas.

Outras formas de interações são caracterizadas pelo prejuízo de um de seus participantes em benefício do outro. Esses tipos de relações recebem o nome de desarmônicas ou negativas.

Tanto as relações harmônicas como as desarmônicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie e indivíduos de espécies diferentes. Quando as interações ocorrem entre organismos da mesma espécie, são denominadas relações intra-específicas ou homotípicas. Quando as relações acontecem entre organismos de espécies diferentes, recebem o nome de interespecíficas ou heterotípicas.

As sociedades
são associações entre indivíduos da mesma espécies organizados de um modo cooperativo e não ligados anatomicamente. Os indivíduos componentes de uma sociedade, denominados sociais, colaboram com a sociedade em que estão integrados graças aos estímulos recíprocos entre os sociais que estejam participando daquela sociedade. Em todas as sociedades sempre observamos a existência de hierarquia uma divisão de funções para cada membro participante da sociedade, o que gera indivíduos especialistas em determinadas funções dentro da sociedade o que aumenta a eficiência do conjunto e sobrevivência da espécie, a ponto de os animais serem adaptados na estrutura do corpo às funções que realizam, por exemplo: formigas-soldados são maiores e possuem mais veneno (mais ácido fórmico) que as formigas-operárias; a abelha-raínha é grande e põe ovos, enquanto que as abelhas operárias são menores e não põem ovos.

Colônias

Uma colônia é o agrupamento de vários indivíduos da mesma espécie que apresentam um elevado grau de dependência entre si. A principal característica das colônias é que é impossível a sobrevivência de um indivíduo se por acaso ele for isolado do conjunto que constitui a colônia. Nas colônias pode ou não ocorrer divisão do trabalho. Quando as colônias são constituídas por organismos que apresentam a mesma forma, não ocorre divisão de trabalho, todos os indivíduos são iguais e executam todos eles as mesmas funções vitais, nesses casos as colônias são denominadas colônias isomorfas como as colônias de corais. Quando as colônias são constituídas por indivíduos com formas e funções distintas ocorre uma divisão de trabalhos, então essas colônias são denominadas colônias heteromorfas. Um exemplo é o calenterado da espécie Physalia physalis, popularmente conhecida por “caravela”, que formam colônias com indivíduos especializados na proteção e defesa os chamados dactilozóides, indivíduos especializados na reprodução os chamados gonozóides, indivíduos especializados em natação os chamados nectozóides, indivíduos especializados na flutuação os chamados pneumozóides, e indivíduos especializados em digestão os chamados gastrozóides, cada qual desempenhando funções diferentes no conjunto que é a colônia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-Vindo

Neste blog você encontra - rá as ultimas noticias do Dr Agostinho Monteiro...