701 - Preservαção do Meio Ambiente

701 - Preservαção do Meio Ambiente

Seja Bem Vindo

Seja Bem - Vindo ao Blogger da turma 701

8 de abril de 2010

Experimentos Químicos...

EQUILIBRA-SE OU NÃO?
Material
* 1 mola de roupa
* arame
* 1 porca e 1 parafuso
* papel e cola
* 1 rolha, uma rolha cortada ao meio e furada
* dois garfos
* lápis
A mola, a rolha e o lápis equilibristas
Porque é que os equilibristas usam uma vara comprida e curvada para baixo quando fazem equilíbrio em cima de uma corda?
Para perceberes isso pega numa mola e tenta equilibrá-la na ponta do teu dedo, ou nas costas duma cadeira. É difícil não é? Experimenta o mesmo com uma rolha. Continua a ser difícil...
Volta a experimentar mas agora espeta dois garfos na rolha, um de cada lado, como mostra a primeira figura da página seguinte. Consegues equilibrar a rolha? Pega na mola e coloca o arame à volta da mola de modo a ficarem dois bocados, aproximadamente iguais, para cada lado. Pendura em cada ponta do arame uma porca ou um parafuso (vê a segunda figura da página seguinte).
Experimenta novamente equilibrar a mola.
Já consegues!
Experimenta ainda construir o seguinte boneco equilibrista (figura ao lado): pega num lápis e enfia-o na rolha furada, espeta na rolha um garfo com o cabo voltado para baixo e poisa o bico do lápis na ponta do teu dedo ou no bordo de uma mesa. O lápis não cai!
Enfeita os teus bonecos equilibristas colando na rolha, na mola ou no lápis, bocados de papel pintado ou figuras de ``origami'' (papel dobrado). Experimenta ainda pendurar outros objectos nas pontas do arame, uns mais pesados e outros mais leves: chaves, bocados de plasticina, conchas da praia, balões, etc. Consegues equilibrar a mola?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-Vindo

Neste blog você encontra - rá as ultimas noticias do Dr Agostinho Monteiro...