701 - Preservαção do Meio Ambiente

701 - Preservαção do Meio Ambiente

Seja Bem Vindo

Seja Bem - Vindo ao Blogger da turma 701

24 de setembro de 2010

Entrevistα - Projeto Hortα Escolαr

O projeto horta escolar tem por finalidade "incentivar os alunos da escola no cultivo de hortaliças e ensinar os mesmos um pouco sobre horta", disse o instrutor técnico agrícola responsável pelo projeto Adilson Pantoja.


No mês de setembro a turma 601 tendo como responsável o professor de Geografia Fernando, entrevistou o responsável pelo projeto Adilson Pantoja.


601: O que é horta comunitária?


Adilson: É uma horta constituída por um engenheiro agrônomo ocupando uma área de mil à cinco mil metros quadrados, para atender a mesma comunidade de determinado local.


601: Qual tipo de hortaliça deve receber mais ou menos luz solar?


Adilson: Na verdade todas devem receber a mesma quantidade de luz solar, o normal e correto é que uma hortaliça receba no mínimo 4 horas de luz por dia. Pos sem luz elas não conseguem florir, gerar frutos e sementes.


601: De quanto em quanto tempo deve-se irrigar as culturas?


Adilson: Bem, no verão deve-se irrigar as culturas 2 vezes por dia, eu irrigo as culturas que cultivo às 6 da manhã e às 18 da tarde. Já no inverno deve-se irrigar às 6 e às 2 horas, pos o inverno é uma época em que encontramos a água em abundância logicamente não precisamos irrigar tanto as culturas, se irrigadas de mais pode-se nascer fungos nas raízes das hortaliças que prejudicam o desenvolvimento e qualidade das hortaliças.


601: Quais as vitaminas presentes no (a): alface, couve, abóbora, pepino, maracujá, chicória e jambú?


Adilson: Na alface encontramos vitaminas C e A, na couve vitamina D, na abóbora vitamina A, no pepino E e C, no maracujá C, na chicória A e B e no jambú E e C.


601: O que é agricultura de subsistência?


Adilson: É a agricultura em tudo que as pessoas plantam servem para o seu próprio consumo.


601: Na hortaliça da escola é utilizado adubo ou fertilizante?


Adilson: Adubo 100% orgânico, apesar de fazer as hortaliças demorarem mais para amadurecer ajuda a hortaliça a produzir com melhor qualidade.


601: Qual o objetivo do projeto Horta Escolar?


Adilson: O objetivo é incentivar os alunos no cultivo de hortaliças e ensinar os mesmos um pouco sobre horta.


601: Como ocorre a transformação de material orgânico em adubo?


Adilson: A transformação demora 3 meses, é necessário que durante esse periodo o material seja irrigado pelo menos uma vez por dia, é necessário também que o material seja revirado todos os dias, é necessário ainda que ele esteja em uma temperatura de +30º.


601: Neste tipo de cultivo para que servem as telas?


Adilson: Elas servem para diminuir em 50% a densidade de luz solar, o que permite as hortaliças um clima estável. Elas servem também para impedir o excesso de água na terra dos cultivos, pos a terra muito úmida favorece o surgimento de fungos , como por exemplo, o Tatuzinho, que prejudica o desenvolvimento das hortaliças.

-Entrevista postada incompleta-


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-Vindo

Neste blog você encontra - rá as ultimas noticias do Dr Agostinho Monteiro...